Você já deve ter percebido que, à medida que os anos foram passando, a necessidade de acesso aos serviços do cartório aumentou consideravelmente. Então hoje vamos falar sobre os tipos e as atribuições de um cartório! Saiba quando você vai precisar de um.
Afinal, o cartório é uma repartição de extrema importância que assegura o registro de documentos relevantes. Dentre eles, contratos, essenciais para o desenvolvimento e para a segurança dos nossos atos civis.
Confira alguns exemplos de situações em que um cartório pode auxiliar:
- Se quer garantir a segurança financeira de seus herdeiros, o testamento também será feito no tabelionato;
- Se precisa assinar um contrato, necessita do reconhecimento de firma para autenticar o documento;
- Se todos os herdeiros forem maiores de idade, o inventário pode acontecer extrajudicialmente;
- Se um ente querido faleceu, algum trâmite do óbito será feito por lá;
- Se você vai casar-se, precisa dos serviços dos cartórios;
- Se decidiu comprar uma casa, vai passar por lá;
- Se vai separar-se consensualmente, etc.
Justamente por atenderem a um universo extenso de atividades, os cartórios se dividem por áreas. Acompanhe nosso guia prático e saiba mais sobre as atribuições de cada um!
Tabelionato de notas
Esse tipo de cartório é um dos mais acessados pela população em geral.
Nesse sentido, eles têm suma importância para empresas, já que responde por atividades que incluem:
- confeccionar escrituras públicas;
- lavrar testamentos públicos;
- lavrar atas notariais;
- reconhecer firma;
- autenticar cópias, etc.
Os notários também estão aptos a elaborar procurações. Bem como dar seguimento a inventários extrajudiciais, ao usucapião extrajudicial, à doação, à compra e venda e à união estável.
Outros 88 países ao redor do globo reconhecem a importância desse tipo de tabelionato e têm o mesmo tipo de repartição.
Registro de imóveis
Pelo nome, já é possível ter uma ideia: esse é o tipo de cartório que trata da organização de documentos relacionados ao setor imobiliário.
Para ter segurança jurídica, o imóvel precisa ter seu histórico completo arquivado nos livros do registro de imóveis.
Explicando de forma mais clara, é lá que estão:
- averbações de atos que tenham relação com imóveis;
- as certidões;
- matrículas;
- registros.
Também é nesse tipo de cartório que acontece a transferência de propriedades. Bem como são assegurados os negócios jurídicos relativos à compra e venda, à doação, ao loteamento, à permuta, a benfeitorias, à usucapião, à hipoteca e a outros contratos.
É interessante perceber que cada registro responde por uma localidade.
Registro civil
Nessa modalidade de cartório, ocorre o registro e a emissão de documentos e fatos referentes à vida pessoal de cada indivíduo, como:
- certidões de nascimento;
- casamento;
- divórcio;
- óbito.
Outros documentos também estão sob a tutela desse tabelionato, como é o caso daqueles relativos a adoções, reconhecimento de paternidade, dados de interdições, nacionalidade e emancipação de menores de idade. É onde está todo o histórico jurídico individual do cidadão.
Nesse sentido, a lei que obriga os indivíduos nascidos em território nacional a fazerem o registro civil é antiga e foi criada em 1988.
Registro Civil de Pessoas Jurídicas (RCPJ)
Este é o local onde se registram e emitem certidões de pessoas jurídicas que não se organizam na modalidade empresarial, pois essas tem seus atos registrados na Junta Comercial.
Assim, os cartórios são responsáveis pelos registros públicos de:
- sindicatos e associações, como as de bairro;
- sociedades civis, religiosas, morais, científicas;
- fundações;
- empresas, etc.
Tais registros também podem ocorrer, via registro civil de pessoas jurídicas, pequenos contratos, compromissos das sociedades simples, atos constitutivos, estatutos e afins.
Tabelionato de protestos
Você sabe o que é um protesto? É um documento registrado, nesse tipo de cartório, quando uma empresa ou um cidadão requerem formalmente, via cartório ou outros meios, o valor referente ao não pagamento de algum título previamente agendado por parte de um devedor.
O devedor adquire a dívida por diversos meios, como:
- notas promissórias;
- contratos;
- cheques;
- boletos;
- entre outros.
Depois de seu registro, o protesto só deixará de ter validade quando a dívida for paga.
Isso acontece ainda que, depois de alguns anos, o nome do devedor deixe de constar em órgãos de proteção ao consumidor, como o Serviço Central de Proteção ao Crédito (SCPC) ou a SERASA.
Registro de títulos e documentos
Este cartório promove o registro de documentos gerais, gerando notificações extrajudiciais, contratos em geral e acordos variados.
Além disso, caso você tenha uma demanda e não saiba qual tabelionato pode atendê-la, procure um de registro de títulos e documentos. Pois ele tem função suplementar ou residual, com atividades que não estão disponíveis nos demais.
Aqui, acontece a inserção de caução de títulos de crédito pessoal, penhor comum sobre coisas móveis, contrato de parceria agrícola etc.
Como a demanda por serviços de registro e emissão de documentos não para de crescer, alguns cartórios estão oferecendo diferenciais, como atendimento direto nas empresas mensalistas.
Nesse sentido, é o caso do 20° Cartório do Itaim Bibi, que aposta na comodidade dos seus clientes. Viu como é fácil? Então entre em contato com o nosso time e evite desperdício de tempo e dinheiro.
Agora que você já sabe as atribuições de um cartório, pode salvar o nosso link e revisitar o material sempre que precisar!
Porém, se mesmo com o nosso guia, ainda restaram dúvidas, mande uma mensagem no nosso WhatsApp, pois será um prazer atendê-lo.