Escolher um bom cartório em São Paulo pode não ser uma tarefa fácil, já que são inúmeros locais prestando serviços diferentes, o que pode deixar o cliente confuso.
É fato que o aumento do leque de opções está relacionado ao fim da distribuição de mercado entre os cartórios, partilhado, muitas vezes, por localidade.
Cabe ressaltar a importância dos cartórios para os atos da vida civil, pois eles são responsáveis por comunicá-los à sociedade e dar garantias de que são verdadeiros. Assim, trabalham com registros de títulos, imobiliários, civis ou de documentos, essenciais para negociações comerciais.
Diante disso, para ajudá-lo a escolher um bom cartório, fizemos este post com 3 dicas. Fique conosco para saber mais!
1. Avalie os serviços oferecidos
É notório que cada tipo de cartório é responsável por um serviço específico. Entre os cartórios mais comuns, existem:
- de registros de títulos e documentos;
- das pessoas jurídicas e naturais;
- de registro de imóveis;
- de protestos;
- os de notas;
- dentre outros.
O cartório de notas cuida de lavrar a escritura pública, reconhecer firma e autenticar cópias de documentos. Nele, são feitos inventários, divórcios, partilhas e escrituras de compra e venda ou união estável, assim como de ata notarial etc.
Já o tabelionato de protesto trata dos protestos de títulos executivos, como notas promissórias, duplicatas ou cheques, em caso de não pagamento.
Por sua vez, o cartório de registro de imóveis recebe todos os contratos e escrituras para aquisição de um imóvel, além de títulos que criam direitos ou restrições sobre uma moradia.
Por meio desse registro, alguém se torna proprietário e é possível conseguir certidões de buscas.
Ainda, existem os cartórios de títulos e documentos, que os armazenam para sua conservação e para garantir seus efeitos perante toda a sociedade.
Por fim, todas as pessoas são registradas nos cartórios de registro civil, os quais mantêm dados completos sobre cada uma delas.
2. Observe o atendimento
Um bom cartório terá um atendimento personalizado para cada cliente, com empatia diante dos problemas apresentados. Por isso, o cliente deve buscar ser ouvido na essência e ter todas as suas dúvidas respondidas.
Tal cartório precisa demonstrar que se interessa em ajudar a solucioná-las.
O cliente precisa estar em primeiro lugar. Então, veja se conseguiu se sentir bem-vindo àquele local, se o atendimento foi de imediato e se as suas necessidades serão satisfeitas.
Além disso, os colaboradores devem ser corteses, atenciosos, prestativos e gentis.
3. Verifique se há profissionais capacitados
Profissionais capacitados prestam um atendimento personalizado. Por isso, um bom cartório conta com uma equipe capacitada e especializada nas soluções que oferece.
Ademais, há uma melhora no relacionamento interpessoal, já que, assim, os colaboradores antecipam as necessidades do cliente e podem supri-las de modo fácil.
Portanto, após analisar essas dicas, é possível escolher um bom cartório em São Paulo.
Precisa tirar mais alguma dúvida? Entre em contato com o nosso time, ficaremos felizes em atendê-lo!