Tirar a 2ª via da certidão de nascimento é, muitas vezes, necessário. Como se trata do primeiro documento oficial do cidadão brasileiro, é comum que as pessoas o percam com o passar dos anos, seja por não lembrarem onde guardaram o registro ou por danificá-lo.

Assim, a certidão de nascimento é necessária para a prática de diversos atos da vida civil, como:

  • para requerer outros documentos (como RG e CPF);
  • para casamento ou união estável;
  • para matricular-se em escolas;
  • e muitos outros!

Por essa razão, é fundamental tirar uma nova via do registro.

Se você deseja descobrir o passo a passo para obter a 2ª via da certidão de nascimento, acompanhe o post que vamos apresentar todos os detalhes. É mais simples do que a maioria da pessoas pensa. Veja!

Quais são as formas de obter a 2ª via da certidão de nascimento?

Apesar de a certidão de nascimento não ter prazo de validade, ou seja, não precisar de renovação periódica, é preciso solicitar a sua 2ª via em alguns casos.

Como, por exemplo, em caso de roubo, furto, perda, extravio ou, ainda, se o registro estiver em mau estado, é preciso solicitar a sua 2ª via.

Confira de quais maneiras é possível requerê-la!

No cartório em que o registro foi realizado

Uma opção para obter a 2ª via da certidão de nascimento é dirigindo-se ao cartório em que ocorreu o registro do documento.

Se a pessoa não souber em o local de registro, é possível entrar em contato com qualquer tabelião. Assim, basta fornecer as suas informações pessoais e solicitar que seja realizada uma pesquisa.

Após descobrir o local, é necessário comparecer pessoalmente ao cartório do primeiro registro munido de um documento de identificação com foto e pedir informações ao tabelião a respeito dos demais documentos que o local exige para realizar a sua solicitação.

Por fim, depois de reunir todos os documentos necessários, o interessado deve preencher um formulário de solicitação com os seus dados e pagar a taxa de emissão, que varia em cada estado da Federação.

É possível fazer o pagamento no próprio cartório — muitos cartórios ainda não aceitam cartão e, muitas vezes, o pagamento acontece com dinheiro em espécie.

Pelos Correios

Outra possibilidade para solicitar a 2ª via da certidão de nascimento é deslocar-se até uma agência dos Correios e informar o seu requerimento ao atendente.

Ele disponibilizará um formulário do Cartório Postal para você preencher e fazer a solicitação.

Em seguida, na própria agência, no momento da solicitação da certidão, é preciso realizar o pagamento da taxa para a emissão do documento.

Por fim, basta esperar o prazo estipulado que a nova via do registro deve chegar pelos Correios no endereço solicitado.

Pela internet

O que muitas pessoas não sabem é que há a possibilidade de solicitar a 2ª via da certidão de nascimento sem nem precisar sair de casa, pois é possível realizar o requerimento do registro pela internet.

Para tanto, o primeiro passo deve ser buscar por alguns dos sites que reúnem os cartórios que prestam esse serviço.

Neles os tabeliães emitem os documentos e, por essa razão, o valor pode mudar conforme a tabela de preços de cada estado. Além disso, nesse caso, serão calculados, ainda, o valor das taxas bancárias e de postagem.

Nesses sites, em geral, também é possível solicitar a 2ª via de outros registros, como as certidões de casamento e de óbito.

Muitas vezes, há a opção de receber o documento tanto no formato digital, por e-mail, quanto no formato físico, em papel, no endereço desejado.

Após definir a forma de envio do documento, é preciso informar o local de registro da certidão (estado, cidade e cartório) e outros dados, como:

  • data de nascimento;
  • filiação (nome da mãe e do pai);
  • nome do registrado na certidão;
  • número do termo;
  • número do livro;
  • número da folha.

Passo a passo para solicitação pela internet

É válido ressaltar que, quanto mais informações você fornecer, maiores as chances de encontrar o documento e, consequentemente, menor o risco de problemas com a solicitação.

Por fim, após terminar de preencher todos os dados, em geral, o cliente é direcionado para uma página com o valor total da sua solicitação.

Dessa maneira, a melhor forma para descobrir o valor e o prazo de entrega (que costuma ser de, em média, 15 dias úteis) é simulando um pedido e, caso não haja interesse em concluí-lo, basta fechar a página antes de inserir os dados de pagamento.

No entanto, se desejar prosseguir com a solicitação, será preciso preencher os seus dados, como endereço completo (se o solicitante quiser receber o documento físico) e a forma de pagamento escolhida. Em geral, pode ser realizado por:

  • transferência bancária;
  • cartão de crédito;
  • boleto bancário;
  • depósito.

Por fim, depois da confirmação do pagamento, o site envia informações a respeito do andamento do pedido e, após a postagem do documento, você recebe o código de rastreamento para que o solicitante tenha controle sobre o envio da certidão.

Quando o registro for solicitado em formato eletrônico, após a conclusão do processo, o interessado receberá, por e-mail, o seu documento.

Dessa maneira, o envio pela internet pode ser útil para as pessoas que não podem se dirigir a um cartório. No entanto, o problema é que, até o momento, não são todos os sites que atendem a todos os estados do país.

Como posso fazer a 2ª via de certidões no 20º Cartório Itaim?

O 20º Cartório, um tradicional cartório localizado no bairro do Itaim Bibi, na cidade de São Paulo, também fornece um serviço semelhante, em que é possível solicitar certidões online.

Lembre-se de que só conseguimos tirar segundas vias de documentos registrados previamente no 20º Cartório.

Para tanto, basta acessar a página do tabelião, realizar o pagamento da taxa no valor de R$ 83,40 por meio de depósito bancário e enviar o comprovante do pagamento por e-mail. Assim, você pode realizar a solicitação, que pode levar até 5 dias úteis.

Informar determinados dados, como livro e folhas do registro facilita a busca e pode reduzir ainda mais o prazo para a entrega do registro.

Agora que você já sabe como solicitar a 2ª via da certidão de nascimento, não fique sem esse importante documento, pois, como vimos, muitas vezes, é preciso utilizá-lo em diversas situações cotidianas.

Se você gostou do post e interessou-se pelo assunto, continue a visita ao nosso blog e descubra o que é uma certidão de casamento averbada!