O avanço tecnológico e a popularização da internet proporcionou uma verdadeira revolução no âmbito empresarial com o certificado digital. Hoje em dia é muito fácil realizar pagamentos e transações comerciais digitalmente, sem nenhuma complicação.

Por isso, as empresas que não querem ficar para trás devem se atualizar e se adaptar a essa nova realidade. O mundo empresarial está mais ágil, prático e eficiente graças aos certificados digitais e conhecer essa ferramenta será uma enorme vantagem competitiva.

Portanto, nesse artigo você irá entender melhor o que é um certificado digital e o quanto essa tecnologia é valiosa para o funcionamento de uma empresa. Vem com a gente!

O que é um Certificado Digital?

O certificado digital é um documento eletrônico que reúne diversas informações necessárias (como CPF, CNPJ, nome, e-mail, endereço, etc.), sendo a identidade digital de uma pessoa física ou jurídica.

Com ele, será possível a realização de operações na internet com validade jurídica do CPF físico.

É a partir do certificado digital que são armazenadas inúmeras informações, como:

  • dados pessoais do indivíduo;
  • assinatura digital;
  • chave pública;
  • entre outros.

A segurança de uma assinatura em um documento digital se dá pela criptografia na hora do envio. Nesse sentido, ela consiste na codificação de informações, de modo que aumente a segurança dos dados trafegados pela internet.

Os certificados digitais são usados em diversos casos, podendo, também, haver exigência por órgãos públicos para transações, como a emissão de notas fiscais.

Quais são os tipos de Certificado Digital?

Ao todo, são 4 versões de certificados digitais:

  • O e-CPF é para pessoas físicas;
  • o e-CNPJ para pessoas jurídicas;
  • o NF-e é para emitir notas fiscais digitais; e
  • o certificado SSL utiliza a criptografia para proteger os dados de um site contra invasão de terceiros.

Eles são emitidos por uma Autoridade Certificadora (AC), que se vincula à Receita Federal e ao Instituto Nacional de Tecnologia da Informação (ITI).

Como obter um certificado?

O primeiro passo para a obtenção de um certificado é saber escolher qual o modelo mais adequado para as necessidades de seu negócio.

Após a realização do pagamento, os documentos são entregues para que o certificado seja ativado.

Todo certificado tem uma data de validade, por isso é fundamental que o titular se responsabilize pelo prazo de renovação.

Recomenda-se que a atualização seja feita pelo menos 45 dias antes da data de vencimento.

Veja os documentos necessários para se obter um certificado digital como pessoa jurídica (e-CNPJ):

Documentos da empresa:

  • Documento de constituição (estatuto, contrato social, requerimento);
  • Cartão de CNPJ (emitido um dia anterior à validação presencial);
  • Documento de eleição de diretoria vigente, caso possua;
  • Alterações contratuais, caso tenha.

Documentos do representante legal:

  • Comprovante de residência com emissão em até três meses;
  • Identificação (dentro do prazo de validade);
  • CPF.

Diversos são os benefícios ao se utilizar a tecnologia do certificado digital, como o fortalecimento na segurança contra golpes, a comprovação de autenticidade e a proteção de dados graças à codificação criptografada.

Além disso, a utilização de um certificado digital reduz gastos e elimina as barreiras do mundo físico, trazendo uma maior agilidade para o processo.

Dessa forma, não há mais a necessidade de imprimir documentos, fazer visitas repetitivas ao cartório ou demorar para lançar uma nota.

Os valores dessa tecnologia podem variar entre R$200 e R$500 reais, a depender da modalidade do certificado. Algumas empresas oferecem uma maneira de facilitar o pagamento, com a possibilidade de parcelamento.

Os tipos de certificados digitais

No geral, há dois tipos de certificados digitais: A1 e A3.

Dessa forma, ao realizar a compra de um certificado, você terá que selecionar um desses tipos e se ele será para e-CNPJ, NF-e, e-CNPJ ou SSL.

Veja a seguir a estrutura de cada formato, além de seus pontos negativos e positivos.

Certificado A1

Esse tipo de certificado possui validade de 1 ano.

Ele fica armazenado em um computador específico da empresa, sendo bastante comum em negócios que precisam de uma grande quantidade de notas fiscais e certificações.

Muitas são as vantagens do tipo A1. Entre elas, há:

  • a sua adaptabilidade para diversos aparelhos, como celulares, tablets e notebooks;
  • a possibilidade de instalação em diversos computadores simultaneamente;
  • a facilidade do acesso em qualquer lugar;
  • a integração ao emissor de NF-e.

No entanto, esse certificado tem também suas desvantagens. Uma delas é o fato de que eles precisam ser renovados anualmente.

Além disso, a solicitação de senha só acontece uma vez, então qualquer outra pessoa pode usá-la.

Certificado A3

O certificado A3 tem validade de 1 a 3 anos. Nesse sentido, ele é mais indicado para empresas que contam com uma equipe maior de pessoas emitindo notas fiscais ou para aquelas que viajam com frequência.

Entre as vantagens do certificado, está o fato de que todos precisam digitar uma senha para acessarem o serviço. Além disso, ele acaba sendo mais barato, ao contrário do certificado A1, que dura apenas 1 ano.

Porém, assim como o tipo A1, o certificado A3 traz algumas desvantagens. Uma delas é a necessidade de algum dispositivo móvel em mãos (pen drive, cartão ou token) para a sua realização.

Além disso, só é possível utilizá-lo em um computador por vez e não pode ocorrer a integração do certificado ao emissor de NF-e.

Outro ponto negativo é que, caso insiram a senha errada por diversas vezes, será preciso comprar um certificado novo.

Certificado Digital: Prático e eficaz

Esperamos que com este artigo você tenha compreendido o que é um certificado digital e o quanto essa tecnologia pode beneficiar o gerenciamento de seu negócio.

Proteger e resguardar dados sigilosos é uma preocupação enorme para o empresário, por isso a qualidade da segurança deve ser uma prioridade em qualquer situação.

Assim, uma empresa que sabe adotar esse tipo de tecnologia atingirá um alto patamar de organização e planejamento, além de ter maior agilidade para realizar processos complexos e demorados.

Portanto, caso você queira ter tempo para curtir sua vida, viajar, obter comodidade e ainda adquirir um serviço totalmente seguro e de qualidade, escolha o 20° Cartório.

Contate-nos pelo WhatsApp e conheça mais sobre os nossos serviços.

Leia também: Assine sua escritura sem sair de casa