O avanço tecnológico e a popularização da internet proporcionou uma verdadeira revolução no âmbito empresarial. Hoje em dia é muito fácil realizar pagamentos e transações comerciais digitalmente, sem nenhuma complicação.

Por isso, as empresas que não querem ficar para trás devem se atualizar e se adaptar a essa nova realidade. O mundo empresarial está mais ágil, prático e eficiente graças aos certificados digitais e conhecer essa ferramenta será uma enorme vantagem competitiva.

Portanto, nesse artigo você irá entender melhor o que é um certificado digital e o quanto essa tecnologia é valiosa para o funcionamento de uma empresa. Vem com a gente!

Certificado Digital: o que é?

O certificado digital é um documento eletrônico que reúne diversas informações necessárias (como CPF, CNPJ, nome, e-mail, endereço, etc.), sendo a identidade digital de uma pessoa física ou jurídica.

Com ele, será possível a realização de operações na internet com validade jurídica do CPF físico. É a partir do certificado digital que são armazenadas inúmeras informações, como os dados pessoais do indivíduo, chave pública, assinatura digital, entre outros.

A segurança de uma assinatura em um documento digital se dá pela criptografia na hora do envio, que consiste na codificação de informações, de modo que aumente a segurança dos dados trafegados pela internet.

Os certificados digitais são usados em diversos casos, podendo, também, ser exigido por órgãos públicos para transações, como a emissão de notas fiscais.

Ao todo, são 4 versões de certificados digitais. O e-CPF é indicado para pessoas físicas; o e-CNP para pessoas jurídicas; o NF-e é para emitir notas fiscais digitais e o certificado SSL utiliza a criptografia para proteger os dados de um site contra invasão de terceiros.

Eles são emitidos por uma Autoridade Certificadora (AC), que é vinculada à Receita Federal e ao ITI (Instituto Nacional de Tecnologia da Informação).

O primeiro passo para a obtenção de um certificado é saber escolher qual o modelo mais adequado para as necessidades de seu negócio. Após a realização do pagamento, os documentos são entregues para que o certificado seja ativado.

Todo certificado tem uma data de validade, por isso é fundamental que o titular se responsabilize pelo prazo de renovação. O recomendado é que a atualização seja feita 45 dias antes da data de vencimento.

Veja os documentos necessários para se obter um certificado digital como pessoa jurídica (e-CNP):

Documentos necessários da empresa:

– Documento de constituição (estatuto, contrato social, requerimento);
– Cartão de CNPJ (emitido um dia anterior à validação presencial);
– Alterações contratuais, caso tenha;
– Documento de eleição de diretoria vigente, caso possua.

Documentos do representante legal:

– Identificação (dentro do prazo de validade);
– CPF;
– Comprovante de residência com emissão em até três meses.

Diversos são os benefícios ao se utilizar a tecnologia do certificado digital, como o fortalecimento na segurança contra golpes, a comprovação de autenticidade e a proteção de dados graças à codificação criptografada.

Além disso, a utilização de um certificado digital reduz gastos e elimina as barreiras da burocracia tradicional, trazendo uma maior agilidade para o processo, visto que não há mais a necessidade de imprimir documentos, fazer visitas repetitivas ao cartório ou demorar para lançar uma nota.

Os valores dessa tecnologia podem variar entre 200 e 500 reais, a depender da modalidade do certificado. Algumas empresas oferecem uma maneira de facilitar o pagamento, com a possibilidade de parcelamento.

Os tipos de certificados digitais

No geral, há dois tipos de certificados digitais: A1 e A3. Dessa forma, ao realizar a compra de um certificado, você terá que selecionar um desses tipos e se ele será para e-CNPJ, NF-e, e-CNP ou SSL.

Veja a seguir a estrutura de cada formato, além de seus pontos negativos e positivos.

• Certificado A1

Esse tipo de certificado possui validade de 1 ano. Fica armazenado em um computador específico da empresa, sendo bastante comum em negócios que precisam de uma grande quantidade de notas fiscais e certificações.

Muitas são as vantagens do tipo A1. Entre elas, há a possibilidade de instalação em diversos computadores simultaneamente; a facilidade do acesso em qualquer lugar; a integração ao emissor de NF-e e a sua adaptabilidade para diversos aparelhos, como celulares, tablets e notebooks.

No entanto, esse certificado tem também suas desvantagens. Uma delas é o fato de que eles precisam ser renovados anualmente. Além disso, a senha só é solicitada uma vez, podendo ser usada por qualquer outra pessoa.

• Certificado A3

O certificado A3 tem validade de 1 a 3 anos, sendo mais indicado para empresas que contam com uma equipe maior de pessoas emitindo a nota fiscal ou para aquelas que viajam com frequência.

Entre as vantagens do certificado, está o fato de que todos precisam digitar uma senha para acessarem o serviço. Além disso, ele acaba sendo mais barato, ao contrário do certificado A1, que dura apenas 1 ano.

Porém, assim como o tipo A1, o certificado A3 traz algumas desvantagens. Uma delas é a necessidade de algum dispositivo móvel em mãos (pen drive, cartão ou token) para a sua realização.

Além disso, ele só pode ser utilizado em um computador por vez e não consegue ser integrado ao emissor de NF-e. Outro ponto negativo é que, caso a senha seja inserida erroneamente por diversas vezes, será preciso comprar um certificado novo.

Certificado Digital: Prático e eficaz

Esperamos que com este artigo você tenha compreendido o que é um certificado digital e o quanto essa tecnologia pode beneficiar o gerenciamento de seu negócio.

Proteger e resguardar dados sigilosos acaba sempre se tornando uma preocupação enorme para o empresário, por isso a qualidade da segurança deve ser priorizada em qualquer situação.

Uma empresa que sabe adotar esse tipo de tecnologia atingirá um alto patamar de organização e planejamento, além de ter maior agilidade para a realização de processos complexos e demorados.

Portanto, caso você queira ter tempo para curtir sua vida, viajar, obter comodidade e ainda adquirir um serviço totalmente seguro e de qualidade, escolha o 20° Cartório. Contate-nos pelo WhatsApp: (11) 9 6078-0057 e conheça mais sobre os nossos serviços.

Compartilhe!
  • 1
  •  
  •  
  •  
  •  
[duvidas links="contato whatsapp"]

Receba conteúdo gratuitamente!