O que é

Quando a cópia do documento ganha a mesma legalidade do original, ganhando o nome de “cópia autenticada”. Para isso, o tabelião irá analisar se a xerox é idêntica ao original, o que permite a mesma validade.

Como funciona a Autenticação de documentos

Para autenticar algum documento, basta dirigir-se até o 20º Cartório com a documentação original e solicitar que sejam feitas xerox autenticadas. O escrevente, funcionário do Cartório responsável por esse trabalho, irá analisar se a cópia está igual ao original e, caso positivo, colocará um selo de autenticidade no papel, com carimbo e assinatura, o que tornará a cópia um documento autenticado. Agora, caso a xerox tenha sido feita em outro estabelecimento, é extremamente importante que o documento original esteja em suas mãos, para a conferência de autenticidade.

Mas fique atento, pois documentos com rasuras, alterações, espaços em branco, ou escritos a lápis, talvez não possam ser autenticados.

O valor da Autenticação de documentos

A autenticação custa R$ 3,60

A autenticação + cópia custam R$ 4,25

Receba conteúdo gratuitamente!




VOCÊ SABIA?

Se você vai viajar para fazer um curso no exterior, pode ser necessário levar documentos apostilados no Brasil por um Cartório de Notas.

VOCÊ SABIA?

Se você vai pedir cidadania em outro país, pode ser necessário levar documentos apostilados no Brasil por um Cartório de Notas.

VOCÊ SABIA?

Se você vai comprar ou vender um veículo, é necessário reconhecer por autenticidade a firma no DUT em um Cartório.

VOCÊ SABIA?

Se você precisa comprovar qualquer fato, pode pedir uma ata notarial. Ela serve, por exemplo, para comprovar conteúdo de sites, mensagens de Whatsapp etc.

VOCÊ SABIA?

Você pode fazer testamento em Cartório de Notas e não precisa de um advogado para isso.

VOCÊ SABIA?

Se você vai ficar um tempo fora do Brasil, lembre-se de deixar uma procuração para uma pessoa de sua confiança resolver seus negócios.

VOCÊ SABIA?

Se você vai comprar ou vender um imóvel, não precisa pagar para uma imobiliária fazer o contrato. O Cartório de Notas faz isso através da escritura pública. E o valor pode ser bem inferior.

previous arrow
next arrow
Slider