A autenticação é o ato de atestar a legitimidade de um documento, garantindo que sua cópia é fiel ao original. Esse serviço é oferecido por cartórios de notas, que têm o poder legal de validar documentos. Assim, documentos físicos ou eletrônicos podem passar por isso. Em seguida, emite-se uma certidão de autenticidade, que atesta a sua legitimidade e valor legal.
Autenticar documentos é bastante simples e pode ser feito por qualquer pessoa, física ou jurídica. Basta que ela apresente o documento que precisa da autenticação em qualquer cartório. Ao dirigir-se ao cartório para autenticação de documentos, basta levar o documento original junto a uma cópia simples, que pode ser feita no cartório mesmo. Depois da solicitação, você paga a taxa do serviço e finaliza o procedimento ali mesmo, dentro de poucos minutos.
Como autenticar documentos sem ir ao cartório?
Plataformas e serviços especializados, como o e-notariado, oferecem opções para autenticar documentos digitalmente, agilizando o processo.
O 20º Cartório Itaim é o cartório que vai até você! Acesse nosso site e saiba como resolver sua vida economizando tempo!