A declaração e compromisso de manutenção é um documento pelo qual uma pessoa compromete-se a manter, de forma financeira, outra pessoa, no Brasil ou no exterior. É útil para comprovar o modo de sustento, para fins específicos.

Assim, o declarante obriga-se como responsável pelas despesas com moradia, alimentação, transportes e viagens ao país de origem, bem como o retorno. Diante de sua importância, fizemos este post para auxiliá-lo a entender a serventia e a utilidade desse documento. Fique conosco e saiba mais!

Para que serve a declaração e compromisso de manutenção?

O compromisso de manutenção serve para estrangeiros no Brasil, quando desejam permanecer no país. Além disso, uma pessoa que quer estudar no exterior pode utilizá-la, a fim de comprovar como vai se sustentar no período em que permanecer no país e demonstrar o recebimento de seus recursos, no período dos estudos.

Cabe ressaltar que o mantenedor pode ser o próprio mantido ou um terceiro, que deve ter um grau de parentesco com quem será sustentado.

Quais informações devem constar na declaração e compromisso de manutenção?

Os dados e informações são detalhados na escritura da declaração e compromisso de manutenção. Logo, o documento deve apresentar dados pessoais de quem será mantido e do responsável, como nome, data de nascimento, filiação, endereço, nacionalidade, número de passaporte e validade, profissão, além do grau de parentesco.

Junto às informações, são anexadas cópias de todos os documentos pessoais, capazes de comprovar a veracidade dos referidos dados.

Quais documentos são necessários para a emissão?

Somente a pessoa que se responsabiliza pela manutenção tem necessidade de comparecimento ao cartório. A pessoa mantida somente precisa ser mencionada na escritura.

Sendo assim, a pessoa responsável deve apresentar seu RG ou outro documento de identificação, bem como fornecer dados que permitam a completa identificação da pessoa mantida.

Em que situações a declaração e compromisso de manutenção é demandada?

Tal documento é exigido aos estrangeiros no Brasil, pela Polícia Federal ou por órgãos de migrações, durante o processo de solicitação ou renovação do visto e no pedido de permanência no país. Ademais, é utilizado por estudantes que necessitem demonstrar que têm meios para sua subsistência no exterior.

Gostou deste post? Em caso de dúvidas ou necessidade de mais informações, entre em contato conosco!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *