Na aquisição de imóveis, para ganhar tempo, muitas pessoas, ansiosas por terem o seu imóvel, dispensam o vendedor da apresentação das certidões pessoais. Essa conduta não deve ser encorajada, entenda as principais razões!

As certidões pessoais abrangem os cartórios de protestos e os distribuidores cíveis, trabalhistas e fiscais.

Dessa forma, elas tendem a demonstrar a situação financeira do vendedor. E por que é importante conhecer a sua situação financeira?

É importante conhecer a situação de quem vende o imóvel, porque a existência de processos que possam levá-lo à insolvência pode tornar a venda ineficaz em relação ao autor das ações. O que isso quer dizer?

Quer dizer que, se a pessoa aliena um imóvel e, por conta disso, fica sem patrimônio para honrar dívidas que constam em processos judiciais.

Assim, o bem vendido pode se destinar ao pagamento destas dívidas, prejudicando o comprador.

Há uma grande discussão nos tribunais sobre a injustiça da situação em que o terceiro de boa-fé, que compra o imóvel sem saber das dívidas, perde o bem.

Porém, é sempre melhor prevenir problemas do que discutir em juízo depois. Os cartórios seguem a lógica de que é melhor prevenir do que remediar.

Entenda também como funciona o processo de compra e venda de imóveis.

Deseja esclarecer alguma dúvida sobre a aquisição de imóveis diretamente com nossos especialistas? Entre em contato agora mesmo!