Comprar um imóvel e ter um local para chamar de seu é o desejo da maior parte dos brasileiros!
Atualmente, especialmente em razão do aquecimento do mercado, a ideia de adquirir um bem é uma proposta muito tentadora.
No entanto, não planejar esse momento da maneira correta ou agir sem critério ao tomar uma decisão pode gerar graves consequências na vida pessoal e financeira.
Isso porque a aquisição de um imóvel é um passo importante e é fundamental ter os cuidados necessários para realizar a transação comercial de maneira segura.
Se você deseja conhecer mais sobre o tema e conferir 4 dicas para comprar um imóvel, acompanhe o post que vamos apresentar todos os detalhes. Confira!
1. Entenda como funciona o processo de compra
O primeiro passo para comprar imóvel deve ser conhecer todo o processo de aquisição. Isso inclui saber os documentos necessários e os detalhes com relação ao contrato de compra e venda.
Tal contrato é feito, geralmente por meio de escritura pública.
Este passo é fundamental, pois o contrato é o documento que rege toda a relação.
Portanto, leia com bastante calma e, preferencialmente, com o auxílio de um advogado especializado, uma vez que existem diversas páginas e termos jurídicos a serem interpretados.
Documentos para a compra do imóvel
Já a parte da documentação para a compra de um imóvel é, em geral, a mais complicada, pois conta com diversos itens.
Inicialmente, é importante realizar uma prévia a fim de entender a situação civil, financeira e judicial do proprietário do bem.
Nesse sentido, é possível requerer declarações e certidões negativas junto às entidades envolvidas na relação jurídica, com o objetivo de analisar se o proprietário é um indivíduo apto a realizar o negócio.
Outros documentos, como a certidão de casamento são necessários para verificar se há a permissão do cônjuge para a realização do negócio.
Assim como a certidão de interdição e a tutela que comprove que o proprietário tem autonomia jurídica para dispor do seu bem, e outras certidões judiciais também são relevantes.
Documentos do imóvel
Já a documentação com relação ao imóvel é imprescindível para verificar a real situação do bem.
Os seguintes documentos devem ser apresentados:
- certidão atualizada de registro do imóvel: único documento capaz de comprovar, de maneira precisa, a situação do imóvel;
- certidão de quitação fiscal: uma vez que determinados impostos, como IPTU atrasado, são de responsabilidade do atual proprietário do imóvel.
Por fim, ambas as partes, tanto comprador quanto vendedor, devem apresentar os seus documentos, como certidões pessoais, RG e CPF.
2. Busque por um corretor de confiança
Outro fator relevante é contar com o auxílio de um corretor de confiança para intermediar a transação entre as partes. Para tanto, o ideal é procurar por indicações.
Nesse momento, é preciso conversar com diferentes profissionais até encontrar aquele que esteja, de fato, disposto a ajudá-lo. Pois, no momento de comprar um imóvel, um bom corretor busca encontrar o melhor negócio para o cliente e não para si.
Além disso, ainda é importante verificar se o profissional tem registro no Conselho Regional de Corretores de Imóveis (CRECI), pois essa é uma maneira de verificar a sua idoneidade.
Nesse sentido, é indispensável buscar dar preferência aos profissionais estabelecidos na área de aquisição do imóveis. Isso porque eles têm, em geral, mais conhecimento e autoridade sobre os empreendimentos do local.
Apesar de não ser obrigatório contar com o auxílio de um corretor, uma vez que é possível realizar negociações diretamente com o proprietário, a ajuda de um profissional qualificado é importante.
Assim, ela pode fazer a diferença no momento da aquisição de um imóvel para que todos os detalhes saiam conforme se planejou.
3. Inclua, no orçamento, as possíveis taxas do processo
Um erro que muitas pessoas cometem é calcular o valor da compra do imóvel sem incluir as taxas e os impostos que fazem parte do processo.
Assim, a fim de evitar surpresas, é fundamental verificar quais são as taxas a pagar e somá-las ao preço total.
É preciso realizar o pagamento da taxa de ITBI, que corresponde ao Imposto sobre Transmissão de Bens Imóveis. A sua alíquota varia de acordo com o município em que o bem se localiza.
Assim, na cidade de São Paulo, por exemplo, o seu valor corresponde a 3% do total do imóvel.
Um documento que deve, obrigatoriamente, ser apresentado nas aquisições financiadas em que foi dado um valor de entrada é o recibo de sinal ou promessa de compra e venda.
Dessa forma, é comum que tal documento defina multas para a parte que se arrepender e desistir do negócio.
Já o registro da escritura de compra e venda, documento que dispõe sobre o acordo e a livre negociação entre as partes, deve ser feito em cartório e é um instrumento necessário para a resolução judicial de possíveis conflitos que possam aparecer ao longo do tempo.
Por fim, o último passo para a transferência da propriedade é a lavratura da escritura no Cartório de Notas. É neste momento em que o tabelião lê o documento em voz alta e coleta a assinatura das partes para a oficialização da compra e venda.
Em geral, quando a compra acontece à vista, é durante esse ato que se realiza o pagamento.
4. Pesquise as condições físicas do imóvel
Ao encontrar um imóvel que desperte o seu interesse, é recomendável visitar o local e pesquisar o seu histórico.
Nesse sentido, pergunte sobre as reformas que já ocorreram no empreendimento e, nesse momento, aproveite para analisar a infraestrutura e os serviços disponíveis na região.
Antes de finalizar a compra, é preciso avaliar alguns itens, como linhas de ônibus e metrô próximos, lazer disponível na região (como parques e praças) e empreendimentos (padarias, farmácias, supermercados, entre outros).
O estado de conservação do bem também deve ser analisado minuciosamente. Para tanto, é possível observar todas as paredes para tentar encontrar rachaduras, por exemplo, mas o ideal é, se for possível, obter um relatório do local com um engenheiro ou arquiteto.
Agora que você já sabe quais cuidados tomar ao comprar imóvel, não se esqueça de avaliar os outros detalhes relevantes, como localização do bem, segurança da região e tamanho do imóvel, antes de concretizar a aquisição.
Se você gostou do nosso post, compartilhe o artigo em suas redes sociais e auxilie os seus amigos a não cometerem nenhum erro no momento de comprar imóvel!
Quer fazer a sua escritura de compra e venda agora mesmo? Clique aqui e fale com um de nossos especialistas!