servicos-cartorio

Às vezes, pode parecer um pouco complicado conhecer e compreender quais são os serviços de cartório prestados, justamente porque diversos atos em nossa vida precisam ser registrados por algum tabelião.

Por isso, confira o nosso post e veja quais são os principais serviços oferecidos pelos cartórios e como eles podem facilitar a sua vida.

 

20º Cartório de Notas: a melhor opção em Itaim Bibi

Escritura e matrícula de imóvel

Quando duas ou mais pessoas firmam um acordo em relação a um imóvel, é necessário ter a escritura e a matrícula do imóvel.

 

Aquisição de Imóveis: importância das certidões pessoais

 

O primeiro é um documento público, oficial e que serve para validar o acordo realizado entre vendedor e comprador. Ele é realizado no cartório de notas.

 

Saiba como funciona a escritura pública

 

Já a matrícula do imóvel é o documento responsável por individualizar o imóvel. É nele que constam informações essenciais, como localização, alterações, qualificação dos proprietários, usufruto, ações judiciais, ou seja, é o documento que registra o histórico completo do bem.

 

Matrícula do imóvel: por que deve sempre manter atualizada?

 

Certidão de nascimento

O cartório de registro civil é o responsável por todos os atos que dizem respeito às pessoas naturais, sendo assim, é dele a competência de emitir e registrar a certidão de nascimento.

Tal documento, necessário a todos os brasileiros e brasileiras, serve para declarar oficialmente o local, a data de nascimento, bem como a identidade dos pais e avós.

Além disso, a certidão de nascimento é requisito essencial para o acesso a certos benefícios e programas sociais seja do governo federal, municipal ou estadual.

 

Como tirar 2ª via da certidão de nascimento?

 

Procurações

O cartório de notas é o responsável pela autenticação de notas, como o próprio nome diz. É também dele a função de registrar as procurações públicas, que servem para conceder poderes de representação de alguém a outrem, para que pratique atos ou administre interesses em seu nome.

Esse é um serviço oferecido pelo cartório bastante procurado pelos cidadãos, uma vez que a procuração pode ser utilizada em diversos momentos, seja para praticar atos em nome de uma empresa, como abrir contas bancárias, demitir funcionários, responder perante a Receita Federal do Brasil, seja para administrar bens de uma pessoa física, quando ela se ausenta do país, por exemplo.

 

procuracao-publica-entenda-o-que-e-e-quando-ela-e-utilizada/

 

Reconhecimento de firma

Firma é o termo técnico utilizado para assinatura. O ato de reconhecer uma firma pode ser feito por semelhança ou por autenticidade.

 

confira-as-vantagens-do-servico-de-delivery-do-20o-cartorio/

3 vantagens de reconhecer firma em cartório com hora marcada

 

O primeiro acontece quando o dono da assinatura não está presente no local e é necessário o reconhecimento por meio de um cartão em que consta a firma do assinante para que o tabelião faça o reconhecimento por semelhança.

Alguns procedimentos não aceitam esse tipo de reconhecimento, devendo então ser realizado por autenticidade. Por isso, é importante sempre verificar qual a necessidade antes de ir até cartório para não dar viagem perdida.

 

quais-os-diferentes-tipos-de-reconhecimento-de-firma-que-existem/

 

Inventário

Com o advento da Lei nº11.441/07, o processo de inventário pode ser realizado no cartório, desde que ele seja consensual, não tenha testamento e, dentre os herdeiros, não haja nenhum menor de idade ou incapaz. A presença de um advogado continua sendo obrigatória.

Inventário: tire suas dúvidas sobre o assunto

Como você pode ter percebido, os serviços de cartório são diversos e totalmente presentes na vida tanto de pessoa física quanto de pessoa jurídica. Para quem precisa do serviço constante dos cartórios, é interessante manter uma relação de confiança e um serviço consultivo para evitar problemas burocráticos.

Se você quer saber mais sobre o nosso trabalho, entre em contato conosco.

Share and Enjoy !

0Shares
0 0

Receba conteúdo gratuitamente!




Um comentário sobre “Serviços de cartório: conheça os principais”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *